Há um velho ditado popular que diz que à noite todos os gatos são pardos; é um ditado que traduz a dificuldade de identificar a cor dos felinos quando não há luz.
Do que lembro das aulinhas de Física a cor de um objeto é determinada pela frequência da luz que eles refletem; grosso modo um objeto azul recebe a luz branca de fontes como lâmpadas ou o Sol e reflete apenas os raios da frequência azul absorvendo os demais. Um objeto branco basciamente reflete toda a luz direcionada ao mesmo enquanto um objeto preto absorve toda a luz direcionada à ele.
Não à toa sabemos que num dia quente devemos evitar roupas escuras caso não queiramos passar calor e optar por roupas mais claras.
Assim dizer que à noite todos os gatos são pardos é apenas uma constatação de que em ambientes de pouca luz é mais difícil distinguir alguns detalhes que à luz do dia seriam mais perceptíveis.
O aumento sob júdice do PIS e COFINS sob combustíveis além de pesar no bolso geraram um fenômeno intessante nos Postos aqui da região de São Paulo; talvez pensando em assustar pouco os consumidores com o preço da Gasolina que saiu do patamar de 3,40 para mais de 4,00 por litro a maioria dos banners destaca o preço do Diesel que está no patamar de 3,30 ao lado do Etanol que está na faixa de 2,60.