O título do Blog é composto de três referências que norteiam os debates econômicos que tenho o prazer de participar.
Para o termo Economágica destaco os créditos para Carlos Eduardo Gonçalves e Bernardo Guimarães os quais no Livro Economia sem Truques descrevem de forma brilhante essa Metodologia com exemplos extremamente didáticos aqui em terras tupiniquins.
A expressão Almoço Grátis (derivada da célebre expressão em inglês "There is no free lunch") data das décadas de 1930-1940 e foi bastante popularizada com Milton Friedman (Nobel de Economia de 1976).
O Almoço Grátis era oferecido em Bares do Velho Oeste dos EUA para clientes que comprassem pelo menos uma bebida. Os alimentos em geral eram salgados de forma a induzir os consumidores beberem mais cervejas além da inicialmente comprada. A expressão traduz como algumas medidas que aparentam ser extremamente vantajosas (ou mesmo gratuitas) impõe mais cedo ou mais tarde um custo ao agente beneficiado.
Por fim o termo Teologia (à rigor utilizado na esfera religiosa) é particularmente factível no momento atual da Economia Brasileira e remete aos seguidores da Nova Matriz Econômica, um sistema de crenças que se sustentou unicamente na fé de seus seguidores e ignorou o fato de que algumas Leis, Postulados e Teoremas Econômicos ainda não podem ser modificados ao bel prazer de meia dúzia de Economistas Bem Intencionados (sic).
Nenhum comentário:
Postar um comentário