Home

sábado, 28 de novembro de 2015

A Tragédia dos Comuns

Garret Hardin, biólogo com formação na Universidade de Chicago e Ph.D pela Universidade de Stanford, publicou em 1968 na Revista Science o Ensaio chamado a Tragédia dos Comuns.
 
O Estudo até hoje é uma referência para debates sobre o conceito de Propriedade Privada versus Bens de Uso Comum.
 
A base do ensaio são casos relatados na Região da Inglaterra entre os séculos XVIII e XIX de Criadores de Ovelhas (Pastores) que em algumas aldeias utilizavam uma mesma Área de Pastagem.
 
De forma simplificada cada ovelha adicional gerava:
 
I. Receita ao Pastor responsável pelo Animal
II. Maior Desgaste do Pasto
 
Hardin assumiu como hipótese que os indíviduos agem em geral de forma egoísta e visam Maximizar seus Lucros e Benefícios sem computar os efeitos negativos à comunidade. Reparem que sem uma regulamentação rígida o Lucro da Ovelha adicional é apropriado por um único indivíduo enquanto o Prejuízo do Desgate da Terra é compartilhado entre todos os pastores. 

sábado, 21 de novembro de 2015

Help the Poor

Impressiona a rápida evolução na Taxa de Desemprego; depois de "celebrarmos" no final do ano de 2014 uma taxa de desemprego de 4,3% segundo dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE a mesma pesquisa mostra hoje uma taxa de desocupação de 7.9% conforme exposto em reportagem do Estadão à qual destaco o gráfico abaixo:

 
O que houve de lá para cá para justificar um aumento tão abrupto? Seria o recrudescimento da crise econômica mundial? Seriam as maldades de Joaquim Levy como Ministro da Fazenda? Ou simplesmente o esgotamento de um Modelo de Crescimento baseado em truques de Economágica?

sábado, 14 de novembro de 2015

Fácil como uma Manhã de Domingo

O Setor Industrial no Brasil definha; em artigo recente o IEDI - Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial consolidou o desempenho sofrível dos diversos setores industriais com base nos dados de Produção do IBGE referentes ao terceiro trimestre de 2015.

Em set/15 a Produção da Indústria como um todo caiu 10,9% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Destaca-se a queda na Produção de Bens Duráveis e Bens de Capital que na mesma base de comparação recuaram 27,8% e 31,7% respectivamente.

                      

                         

Fato curioso é que justamente o Setor Industrial foi um dos mais beneficiados com a famosa Política Anticíclica do Governo e foi contemplado com generosas desonerações tributárias e um farto volume de crédito subsidiado.

sábado, 7 de novembro de 2015

A Carona

Um conceito interessante em economia e muito útil para entender os desafios de implementar políticas que beneficiem o coletivo é conhecido como Carona ("free rider"). Um exemplo clássico dos livros texto é o da contratação do serviço de TV a cabo numa república (aqui no sentido de moradia coletiva) na qual para simplificarmos há apenas um aparelho de televisão.

Suponha que há quatro moradores dos quais três deles concordem em pagar um aluguel maior para contar com um pacote de canais completo com direito aos Jogos do Brasileirão, UFC e Filmes On Demand. Se mesmo com a oposição do quarto colega eles decidam levar adiante a contratação há uma grande dificuldade em impedir que o "do contra" desfrute da comodidade do novo pacote de canais.

O leitor pode propor medidas como colocar uma senha de acesso à TV ou pedir educadamente que esse colega se retire da sala sempre que a TV estiver ligada porém é extremamente difícil evitar que pelo menos parte do benefício contratado seja usufruído por alguém que não colaborou um tostão por aquela medida e dessa forma pega carona na melhoria implementada pelos demais colegas.

Talvez você possa questionar por que neste exemplo os três colegas decidiram contratar a TV à Cabo mesmo sabendo que haveria um carona no processo. A Teoria Econômica diz que nesses casos um Bem ou Serviço será provido se a Somatória do Preço de Reserva de todos os participantes for superior ao Preço para Disponibilização deste bem ou serviço. O que isso quer dizer? Vamos supor que o Pacote neste exemplo tivesse um Custo Mensal de R$ 210,00 e que cada morador estivesse disposto à pagar (no máximo) os seguintes valores: