Home

domingo, 20 de setembro de 2015

Relicário

Um Relicário é uma espécie de cofre ou caixa utilizado para guardar relíquias e itens que possuem algum significado especial.

Da música homônima de José Fernando Gomes dos Reis à qual deixo como de costume o link no final do post destaco o trecho O Mundo está ao contrário e Ninguém Reparou.

Generalizar que ninguém reparou que hoje vivemos uma situação das mais bizarras na condução política e econômica do país pode ser algo demasiado forte porém não deixa de ser espantoso ler dia após dia nos jornais seguidas notícias do Governo Federal "cavando sua própria cova".

Alguns pontos; primeiramente nossa democracia como conhecemos hoje ainda é muito jovem. Se contarmos o período pós Ditadura Militar houve apenas 4 presidentes eleitos democraticamente sendo que o primeiro deles sofreu um Processo de Impeachment e não chegou a concluir o seu mandato.

Em segundo lugar no caso brasileiro, diferente de outros países, a polarização ideológica que teve seu ápice no período da Guerra Fria parece ainda muito vívida; em outras palavras por mais que a dissolução da URSS no início da década de 90 tenha sido um grande abalo nas estruturas de correntes ideológicas de cunho socialista, no Brasil este assunto é no mínimo uma conversa mal resolvida.

O debate de ideias é sempre saudável e não acredito que há vencedores e perdedores quando se discute uma questão como crescimento econômico sobre um ou outro ponto de vista porém quando mesmo diante de evidências e fatos que enfraqueçam seu argumento o interlocutor ainda insiste estar correto ou aponta um fator externo como motivo de seu insucesso me parece no mínimo uma postura pouco inteligente para não dizer covarde.

É lamentável ler uma carta como a emitida pela Executiva Nacional do Partido que comanda a Presidência há 12 anos com a mesma "conversa fiada" de que os Neoliberais querem acabar com o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família. Isso só reforça a estratégia utilizada na campanha eleitoral de 2014 do "nós contra eles" que é a atitude mais covarde (aqui não há como definir de outra forma) de alguém que quer fugir do real debate.

Esse mesmo Partido parece fazer vista grossa para o fato que os subsídios concedidos para as Grandes Empresas no âmbito do PSI/BNDES no último mandato foram muito maiores do que os programas sociais em questão. Por acaso algum Neoliberal pode ser responsabilizado por isso também? 

A governabilidade do Executivo está em frangalhos; chegamos ao ponto no qual a Base Aliada é mais hostil do que a oposição e o próprio partido da Presidente se posiciona contra o Ajuste Fiscal e o direcionamento da Política Econômica neste mandato.

Houve de fato grandes avanços na Área Social nos últimos ano tais como Distribuição De Renda, Acesso ao Mercado de Trabalho Formal, Acesso ao Ensino Superior e Redução na Desigualdade; isso acredito que nenhum Neoliberal contesta; o que realmente está em debate é a Sustentabilidade da Dívida Pública não apenas para Programas Sociais mas para todo o Gasto do Governo que inclui Previdência, Folha Salarial do Funcionalismo Público e demais itens de Custeio e Investimento.

Parece que faltam neurônios ou pelo menos a correta utilização destes aos interlocutores do Governo Federal quando na ânsia de utilizar o velho discurso acabam por desconsiderar a real situação na qual nos encontramos.

O apego nas conquistas do passado (curiosamente sem dar os devidos créditos a Estabilização Econômica pós Plano Real e a elevação do preço das commodities naquele período) parece ter enchido o Governo de confiança a ponto deste Relicário ter cegado o Partido de uma forma que nem mesmo argumentos aritméticos dos mais básicos convencê-los dos equívocos da famosa Nova Matriz Econômica na qual gastou-se muito para estimular um crescimento econômico que não se consolidou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário