Há uma fábula sobre um Rei e um Vidente; buscando a interpretação um sonho o Rei recebeu uma notícia terrível, ele estava condenado à ver todos os que ama morrerem antes dele. Furioso com a interpretação ordenou imediatamente a morte do Vidente.
Solicitou que recrutassem um novo Vidente e ao solicitar uma nova interpretação ouviu uma noticia excelente, ele teria a mais longeva vida dentre seus familiares e teria a oportunidade de ver inúmeras gerações antes de falecer.
Conceitualmente ambas leituras são idênticas porém a forma que se mostra uma informação pode levar a reações totalmente opostas.
Em Economia Comportamental um livro referência já citado aqui é o Rápido e Devagar de Daniel Kahneman. Kahneman destaca diversos exemplos nessa linha como o de taxas de mortalidade de um procedimento médico; há uma reação negativa quando se destaca que 10% dos pacientes que passam por um determinado procedimento cirúrgico morrem e uma reação positiva quando se dá a mesma notícia destacando que 90% dos pacientes sobrevivem ao procedimento.
É preciso muita disciplina para não reagir desta forma em tais situações. Kahneman destaca que mesmo realizando o experimento acima para Médicos Experientes os mesmos reagiram da mesma forma que cidadãos comuns sem qualquer formação médica.
Assistindo à trechos da Operação Eficiência e o mandado de prisão do Empresário Eike Batista uma reportagem antiga veio à tona me deixou particularmente assustado (uma palavra estranha porém talvez seja a melhor definição para minha reação); Eike dizia:
"Eu me considero um Criador de Riqueza tal como um Compositor compõe uma música. As minhas notas por acaso são Dinheiro".