Home

domingo, 17 de julho de 2016

O Regresso

Numa expedição na Dakota do Sul em 1823 o comerciante de peles Hugh Glass é atacado por um Urso e deixado para trás pelos companheiros às margens do Rio Missouri.
 
Hugh passa por maus bucados uma vez que saiu do embate com as pernas quebradas, sem escalpo e garganta perfurada ou como diziam na minha infância "só o pó da rabiola".
 
Apesar de estar aos frangalhos lentamente nosso personagem encontra forças para se recuperar e ir atrás daqueles que lhe abandonaram. Esta história inspirou o filme Hollywodiano "O Regresso" e considero um paralelo interessante para a situação da Economia Brasileira.
 
O Governo Temer não é um suceso de popularidade e aprovação. Desemprego alto, inflação que não cede, e juros são elevados compõe um cenário no qual nem Leonardo Di Caprio na Presidência teria uma aprovação muito superior aos 13% divulgados pelo Ibope.
 
Porém depois de um longo período de queda os indicadores de confiança do IBRE da FGV apontam o início de uma reversão na tendência. Veja abaixo os gráficos para as três sondagens realizadas (Comércio, Consumidor e Indústria) nos quais valores superiores a 100 apontam otimismo:




 
 
Uma frase atribuida ao Poeta Inglês T. S. Elliot é de que A Confiança é um Estado de Espírito. O que a Sondagem aponta é justamente o impacto de um melhor posicionamento do Presidente Interino frente aos problemas dos País se comparado à sua Antecessora.
 
Dilma Roussef estava tão ocupada tentando se defender do "Golpe" que esqueceu dos 200 milhões de Brasileiros que estão aqui nesta gloriosa terra tupiniquim. Temer ao contrário assumiu com um discurso forte (claro que comparar a arte de discursar com a Dilma seja quase uma covardia porém é um fato), escolheu nomes de peso como Henrique Meirelles, Ilan Goldfajn e Pedro Parente e apoia fortemente medidas estruturantes como a Limitação dos Gastos Públicos e a Reforma da Previdência(apesar do pequeno efeito no curto e médio prazo).
 
Não precisa ser muito bom em previsão para estimar que confirmado o Impedimento de Dilma Roussef  (em votação no Senado prevista para o final de Agosto) os gráficos de Confiança continuarão em trajetória ascendente.
 
Em Resumo não dá para "dourar a pílula" e falar que daqui pra frente tudo será um mar de rosas; o último Relatório Focus do Bacen aponta um crescimento modesto de 1.0% do PIB para 2017.
 
O Regresso da Economia Brasileira é possível mas não será nada fácil; tal como no filme fomos abatidos e agora estamos saíndo da maca mas falta muito para deixarmos de rastejar e começar a andar para quiçá um dia voltar a correr.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário