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quinta-feira, 13 de abril de 2017

Caixas e Caixas de uma Campanha Eleitoral

Um ponto que é uma tônica desde que decidi redigir algumas linhas neste espaço é a facilidade em obter informações nos dias de hoje.

A Delação de Marcelo e demais membros da Odebrecht de fato foram a grande sensação da semana; os vídeos chamam mais atenção de que qualquer seriado do Netflix e ocupam o hot topics de vários grupos de Whatsapp.

A maior parte dos acusados de receber dinheiro de propina na Campanha Eleitoral (seja no Caixa 1 ou no Caixa 2) alegam que ou todas as doações foram registradas no TSE ou não reconhecem qualquer valor não contabilizado.

Uma dúvida veio à minha mente, quanto custa uma campanha eleitoral? Adicionalmente será que o Caixa 1 é tão pequeno que é necessário um Caixa 2 para pagar agrados, aspones e tirar um "por fora"?

Pois bem ao checar o site do TSE - Tribunal Superior Eleitoral há uma ferramenta muito útil chamada Prestação de Contas Eleitorais (http://www.tse.jus.br/eleicoes/contas-eleitorais/contas-eleitorais-normas-e-regulamentos). Nela o leitor mais curioso pode consultar as Receitas e Despesas de todos os candidatos à todos os cargos de cada eleição.

Para apoveitar todo a discussão em torno da Delação que citou presidentes, governadores, senadores, deputados e outros resolvi olhar a Prestação de Contas de 2014, mais especificamente para o cargo de Presidente.

O ranking é encabeçado pela campanha de Dilma que arrecadou singelos R$ 281 milhões enquanto Aécio meros R$ 68 milhões. Ao finado Eduardo Campos foram destinados apenas R$ 3.5 milhões e Levy Fidelix (o cara do AeroTrem) o expressivo montante de R$ 11 mil.

Nas eleições de 2016 houve uma alteração no sistema de doações eleitorais passando a admitir apenas recursos:
- do Fundo Partidário
- dos Próprios dos Candidatos
- de Doações de Pessoas Físicas
- da Comercialização de Itens e Realização de Eventos do Candidato

A classe política "chora" alegando que uma vez que já estão acostumados com um nível de gastos financiado por vultuosas doações de Pessoa Jurídica fica inviável uma campanha sem estes recursos.

Esse chororô tenta estratégias agora pedir um aumento dos valores do Fundo Partidário, dizendo que sem alguma contrapartida os políticos serão praticamente obrigados a recorrer ao Caixa 2 para pagar santinhos, jingles e propagandas na TV além de remunerar os agentes da campanha,

Por fim deixo aqui o TOP 5 dos Doadores do Caixa 1 das Campanhas de Dilma e Aécio e também uma pergunta: será que apenas as Empreiteiras abasteciam o Caixa 2 dos Políticos?







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