Home

domingo, 28 de maio de 2017

Fatos Antecedentes

Quando falamos da análise macroeconômica é comum que alguns fatos antecedam a variável de interesse que estudamos.

Um exemplo de um fenômeno natural com essa característica é o movimento do mar numa onda (ou no extremo num tsunami) no qual primeiramente observa-se o recuo da água em direção ao oceano para posteriormente seu retorno em direção à terra.

No mundo das finanças isso é visto no movimento de ações para o qual a teoria em geral aceita a tese de que o preço hoje é uma função da expectativa de dividendos e geração de caixa futura. Dessa forma os preços sobem e caem no presente ante um fato que ainda não se realizou (maiores ou menores lucros nos períodos futuros).

Em ambos os casos é importante não confundir indicador antecedente com causalidade, ou seja, não é o recuo do mar que causa uma onda gigante da mesma forma que não é o aumento do preço de uma ação hoje que elevará a lucratividade de uma empresa porém ambos fenônemos, se analisados com rigor, podem auxiliar na elaboração de previsões.

Não à toa os modelos estatísticos de Séries de Tempo utilizados na Macroeconomia via de regra valem-se de variáveis defasadas; grosso modo olha-se o passado e o presente para suportar os diagnósticos quanto ao futuro.

Nesse sentido, quando falamos de recuperação da indústria há duas variáveis que gosto de olhar, Utilização da Capacidade Instalada e a Expedição de Papelão.

A primeira indica se o Empresário possui margem de manobra para elevar sua produção e quando situada em níveis elevados aponta uma pressão de demanda que em geral incentiva Investimentos em mais Capacidade Produtiva.

A segunda também nos dá algum indício sobre a Demanda por bens industriais uma vez que o Papelão é muito utilizado como embalagem destes itens e um aumento na utilização do mesmo aponta que a Indústria provavelmente está aumentado sua Produção.

domingo, 21 de maio de 2017

Amanhã vai ser Outro Dia

Há um bom tempo aprecio as composições de Chico Buarque; independente da diferença entre nossas convicções ideológicas qualquer análise inteligente tem que ser guiada pela luz da racionalidade mais do que por uma paixão que pode confundir sua objetividade.

Por meses ouvimos falar que todo o processo de Impeachment foi um Golpe orquestrado pela "Direita" inescrupulosa em conluio com a Mídia e Grandes Corporações.

Nessa turbulenta semana foi divulgada a existência de um acordo de colaboração (Delação Premiada) da Empresa JBS que envolvia entre outros nomes o Senador Aécio Neves e o Presidente em Exercício Michel Temer.

Curiosamente os mesmos agentes considerados golpistas estão hoje no olho do furacão; alguém agora reclama da atuação dos meios de comunicação? Alguém agora levanta a placa de que os maestros do golpe que acometeu Dilma Roussef estavam blindados e protegidos da ação do Judiciário.

A Operação Lava Jato ainda não acabou porém o grande legado que está em construção é a quebra do paradigma de que a classe política pratica atos de corrupção e permanece impune. 

Toda pessoa é inocente até que se prove o contrário mas acima de tudo que está claro que independente do partido ou da pessoa toda atividade suspeita será investigada e se comprovado algum ilícito os responsáveis serão punidos.